Últimas
  Endividamento do Piauí avança por um caminho muitíssimo perigoso // Presidente do Novo chama Pacheco de covarde // Deputado mete o cacete "nas Frouxas Armadas" // A giripoca vai piar com a briga Musk/STF // Empresário encontrado morto dentro do seu carro //
 

www.jornaldacidadepi.com.br
 
Junta médica do caso Nisman entrega dois relatórios

A presidente Cristina Kirchner e promotor Alberto Nisman, que morreu em janeiro (Foto: Juan Mabromata/AFP)

A junta médica de peritos oficiais e da acusação responsável por esclarecer alguns pontos de discordância nas investigações pela morte do promotor argentino Alberto Nisman entregou nesta quarta-feira (20) dois relatórios com conclusões diferentes, informaram fontes do caso.

Segundo a agência oficial "Télam", a promotora Viviana Fein, encarregada da causa que busca esclarecer os fatos envolvendo a morte de Nisman, recebeu dois relatórios, um dos peritos oficiais e outro dos peritos da denúncia.

O documento oficial foi assinado por um grupo majoritário, no qual se encontram os peritos do Instituto Médico Legal, os que realizaram a autópsia, os da divisão de medicina legal da Polícia Federal e o representante de Diego Lagormarsino, ex-colaborador de Nisman e único acusado até o momento, já que havia emprestado ao promotor a arma que o matou.

Por outro lado, os peritos da denúncia entregaram seu relatório separadamente e mantêm discordâncias em relação ao outro grupo, especialmente sobre a data de morte de Nisman, que situam em algum momento da tarde ou da noite de sábado, 17 de janeiro, enquanto o documento oficial afirma que o promotor morreu entre a manhã e o meio-dia de domingo, dia 18.

Segundo as informações que vazaram, os peritos oficiais também chegaram à conclusão que Nisman agonizou por um curto período após o disparo e que o promotor se encontrava de pé, em frente ao espelho do banheiro de seu apartamento, e não de joelhos, como afirma a denúncia.

A data e hora da morte, a posição do corpo de Nisman e a existência de espasmo cadavérico são três das principais diferenças entre as opiniões dos dois grupos de peritos.

A denúncia, liderada pela ex-mulher de Nisman, a juíza Sandra Arroyo Salgado, garante que o promotor foi assassinado e os peritos que a representam não assinaram o relatório oficial.

A promotora Viviana deverá agora comparar os dados dos relatórios com o documento que será elaborado por uma junta criminalística.

Nisman, promotor especial que investigava o atentado contra a associação israelita Amia, que deixou 85 mortos em 1994, foi encontrado morto no dia 18 de janeiro com um tiro na cabeça, quatro dias depois de ter acusado a presidente argentina, Cristina Kirchner, de orquestrar um plano para acobertar os supostos autores iranianos do ataque.

Quatro meses depois, a causa de Nisman ainda é considerada como "morte duvidosa". EFE




 







A notícia em Primeiro Lugar

Uma publicação do
Instituto Nonato Santos e
VND - Comunicação
Rua Tiradentes, 1358
(86) 3222-5832

 



Fale Conosco

O nosso propósito é levar a informação a todos os recantos do Piauí, do país e do mundo, com imparcialidade e respeito.

COMO ANUNCIAR

Para anunciar no Jornal da Cidade, basta ligar para:

(86) 99942-2747 - (86) 3222-5832 - (86) 99520-1308, ou pelos E-mais:
vilsonsanttos@bol.com.br
nilson_1@hotmail.com