Últimas
  Endividamento do Piauí avança por um caminho muitíssimo perigoso // Presidente do Novo chama Pacheco de covarde // Deputado mete o cacete "nas Frouxas Armadas" // A giripoca vai piar com a briga Musk/STF // Empresário encontrado morto dentro do seu carro //
 

www.jornaldacidadepi.com.br
 
Trump acusa Cruz de fraude em Iowa e pede nova votação

Donald Trump, pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos (Foto: AP Photo/Paul Sancya)

Donald Trump acusou nesta quarta-feira (3) seu rival na corrida republicana à Casa Branca, Ted Cruz, de roubar a vitória no caucus no estado de Iowa, pedindo nova votação ou sua vitória anulada.

Iowa foi o primeiro estado norte-americano a realizar as prévias das eleições para o novo presidente americano, que ocorrem em novembro. O estado realizou caucuses (semelhante a assembleia) tanto do Partido Republicano como do Democrata. Cruz ganhou 27,7% dos votos no caucus republicano, seguido de Trump, com pouco mais de 24%, e Marco Rubio com 23%.

Trump fez acusações nesta quarta no Twitter dizendo a seus quase 6 milhões de seguidores que o senador do Texas, Ted Cruz, cometeu fraude e mentiu para seus eleitores.

"Ted Cruz não ganhou em Iowa, ele roubou. É por isso que as pesquisas estavam tão erradas e porque ele ganhou muito mais votos que o esperado. Mau!", escreveu Trump.

Ele criticou Cruz por ter feito um pronunciamento pedindo votos e dizendo que o neurocirurgião Ben Carson, um caro candidato, estava deixando a corrida, e acusou Cruz de mentir para milhares de eleitores sobre a política de Trump. Segunfo Trump, muitas pessoas teriam votado em Cruz, e não em Carson, por conta dessa afirmação.

Além disso, Trump também diz que Cruz falou a milhares de eleitores que participaram dos caucuses que ele (Trump) era a favor do ObamaCares, programa de saúde do governo do atual presidente, o que segundo o magnata é uma mentira.

"Baseado na fraude cometida pelo senador Ted Cruz durante o caucus em Iowa, uma nova votação deve ser realizada ou os resultados de Cruz anulados", declarou Trump.

As acusações, interpretadas pelos críticos como uma tentativa de monopolizar os holofotes da mídia, contrastam com seu gracioso discurso após a divulgação dos resultados  na segunda-feira em Iowa, dizendo que ele estava "honrado" em terminar em segundo lugar.

U.S. Republican presidential candidate Ted Cruz speaks after winning at his Iowa caucus night rally in Des Moines (Foto: Jim Young/Reuters)
Pré-candidato republicano Ted Cruz discursa após vitória nos caucuses de Iowa (Foto: Jim Young/Reuters)

Seus votos - pouco mais de 24%, no segundo lugar depois de Cruz e na frente do senador Marco Rubio - na primeira votação após meses de vasta cobertura midiática levantam sérias questões sobre se o exibicionismo é uma estratégia vencedora.

Um segundo soluço, nas primárias de New Hampshire na terça-feira, seria um desastre político para o bilionário.

Entre os democratas, a pré-candidata Hillary Clinton saiu vitoriosa de uma disputa acirrada com Bernie Sanders. O resultado final é de 49,8% para a candidata, contra 49,6% de seu concorrente.

Bernie Sanders disputa com Hillary Clinton a nomeação do Partido Democrata para a corrida presidencial (Foto: AP Photo/Mic Smith)
Bernie Sanders disputa com Hillary Clinton a nomeação do Partido Democrata para a corrida presidencial (Foto: AP Photo/Mic Smith)

A votação foi tão apertada que em vários casos foi necessário jogar uma moeda ao alto para decidir se Hillary ou Sanders ganhariam o delegado adicional de desempate em cada local de votação.

Prévias
A próxima etapa das prévias acontece no dia 9, com primárias em New Hampshire. Até o dia 14 de junho (veja o calendário completo), eleitores de todo o país irão indicar delegados para representá-los nas convenções de cada partido.

O estado que irá indicar o maior número de delegados de ambos os partidos, a Califórnia, será um dos últimos a realizar suas primárias, marcadas para 7 de junho.

Tanto primárias quanto caucuses têm duas modalidades diferentes: fechada, na qual votam apenas os eleitores registrados em cada partido, e aberta, em que qualquer eleitor pode votar no pré-candidato que escolher de um dos partidos (mas não nos dois). Alguns estados, como Ohio, Califórnia e Nova Jersey, adotam um sistema misto.

Os dois partidos definem em julho quem serão seus candidatos oficiais. A convenção do Partido Republicano acontece antes, entre os dias 18 e 21 de julho, em Cleveland, Ohio. Já o Partido Democrata aponta seu candidato oficial ao final de uma convenção realizada entre 25 e 28 de julho, na Filadélfia, Pensilvânia.

Eleições EUA prévias caucus primárias infográfico (Foto: Editoria de Arte/G1)

 




 







A notícia em Primeiro Lugar

Uma publicação do
Instituto Nonato Santos e
VND - Comunicação
Rua Tiradentes, 1358
(86) 3222-5832

 



Fale Conosco

O nosso propósito é levar a informação a todos os recantos do Piauí, do país e do mundo, com imparcialidade e respeito.

COMO ANUNCIAR

Para anunciar no Jornal da Cidade, basta ligar para:

(86) 99942-2747 - (86) 3222-5832 - (86) 99520-1308, ou pelos E-mais:
vilsonsanttos@bol.com.br
nilson_1@hotmail.com