Últimas
  Endividamento do Piauí avança por um caminho muitíssimo perigoso // Presidente do Novo chama Pacheco de covarde // Deputado mete o cacete "nas Frouxas Armadas" // A giripoca vai piar com a briga Musk/STF // Empresário encontrado morto dentro do seu carro //
 

www.jornaldacidadepi.com.br
 
Como se proteger do zika após a descoberta do vírus na saliva



O anúncio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) sobre a presença do vírus zika ativo na saliva e na urina acendeu mais uma alerta entre as mulheres que pretendem engravidar ou já estão grávidas. Ainda não se sabe o vírus pode ser, de fato, transmitido por esses fluidos. Na terça-feira (3), autoridades de saúde americanas já haviam confirmado que o vírus pode ser transmitido por relações sexuais. As possíveis novas formas de transmissão preocupam porque aumentam as possibilidades de infecção, associada à microcefalia em bebês em gestação.

O infectologista Ricardo Diaz, professor da Universidade Federal de São Paulo, conversou com ÉPOCA para esclarecer o que a nova descoberta significa, na prática, para as mulheres. Diante da gravidade da infecção em gestantes, Diaz recomenda cautela: mesmo que a transmissão por saliva ainda não esteja confirmada, vale evitar compartilhar talheres, copos, cigarros e tomar cuidado com beijos. Usar máscaras, porém, é exagero.

 

O vírus zika não é transmitido pelas vias respiratórias como o da gripe, que se aloja em mucosas." O mosquito Aedes aegypti ainda é o principal inimigo. "Com certeza, o vírus é muito mais transmitido pelo mosquito. A injeção no sangue, como o mosquito faz, é mais eficiente", afirma Diaz.

Fonte: Época




 







A notícia em Primeiro Lugar

Uma publicação do
Instituto Nonato Santos e
VND - Comunicação
Rua Tiradentes, 1358
(86) 3222-5832

 



Fale Conosco

O nosso propósito é levar a informação a todos os recantos do Piauí, do país e do mundo, com imparcialidade e respeito.

COMO ANUNCIAR

Para anunciar no Jornal da Cidade, basta ligar para:

(86) 99942-2747 - (86) 3222-5832 - (86) 99520-1308, ou pelos E-mais:
vilsonsanttos@bol.com.br
nilson_1@hotmail.com