Últimas
  Piauí não tem cartórios suficientes para atender população rural // ANS pode cancelar planos de saúde, Unimed e Hapvida // Bolsonaro diz que adversários querem matá-lo // Endividamento do Piauí avança por caminho perigoso // Presidente do Novo chama Pacheco de covarde //
 

www.jornaldacidadepi.com.br
 
FMS realiza atividades para prevenção do câncer bucal



A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está realizando, desde o dia 27 de novembro, diversas ações alusivas à Semana de Prevenção ao Câncer Bucal. As unidades de saúde municipais desenvolveram palestras, rodas de conversas, buscas ativas e distribuição de material educativo com a temática.

Segundo site do Ministério da Saúde, o câncer de boca é ocasionado por tumores malignos que acometem a boca e parte da garganta. Pode se desenvolver nos lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares. “A pessoa precisa procurar um dentista se encontrar manchas brancas, vermelhas ou escuras na boca. Se encontrar também feridas que não cicatrizam em até 15 dias, inchaços e regiões endurecidas, mobilidade de dentes devem ficar em alerta. Se tiverem dificuldade de engolir, mastigar, falar, mover a língua ou mesmo abrir a boca, precisa procurar um odontólogo. Nódulos e caroços no pescoço também são indicativos para câncer bucal”, expõe a odontóloga da Gerência de Saúde Bucal da Fundação Municipal de Saúde, Suyá Mendes.

Hoje, 29, os profissionais da Unidade Básica de Saúde Mário Rocchi, localizada no Parque Esperança, zona Sudeste da cidade, desenvolvem palestra educativa de prevenção ao câncer de boca. Amanhã a UBS Santa Isabel, na zona Leste, também realizará palestra com a mesma temática, alertando a comunidade local.

O fumo e o álcool são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer da boca. Pessoas que fumam e consomem bebidas alcoólicas excessivamente têm maior risco de desenvolver o câncer de boca. O risco aumenta quanto maior for o número de cigarros e de doses de bebidas consumidos. A falta de higiene bucal e a alimentação pobre em vitaminas e minerais, principalmente em vitamina C, também são fatores de risco. A exposição excessiva ao sol também aumenta o risco de desenvolvimento do câncer do lábio.

O exame rotineiro da boca feito por um profissional de saúde pode diagnosticas lesões no início, antes de se transformarem em câncer. Pessoas com mais de 40 anos que fumam e bebem devem estar mais atentas e ter sua boca examinada por profissional de saúde (dentista ou médico) pelo menos uma vez ao ano. Profissionais de saúde treinados dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e de postos ou centros de saúde podem realizar o exame.




 







A notícia em Primeiro Lugar

Uma publicação do
Instituto Nonato Santos e
VND - Comunicação
Rua Tiradentes, 1358
(86) 3222-5832

 



Fale Conosco

O nosso propósito é levar a informação a todos os recantos do Piauí, do país e do mundo, com imparcialidade e respeito.

COMO ANUNCIAR

Para anunciar no Jornal da Cidade, basta ligar para:

(86) 99942-2747 - (86) 3222-5832 - (86) 99520-1308, ou pelos E-mais:
vilsonsanttos@bol.com.br
nilson_1@hotmail.com