Últimas
  Endividamento do Piauí avança por um caminho muitíssimo perigoso // Presidente do Novo chama Pacheco de covarde // Deputado mete o cacete "nas Frouxas Armadas" // A giripoca vai piar com a briga Musk/STF // Empresário encontrado morto dentro do seu carro //
 

www.jornaldacidadepi.com.br
 
Decisão impõe que Estado adeque unidades policiais

Sede da Delegacia Geral do Piauí no centro da cidade

A justiça sentenciou como procedente a ação civil pública em razão das denúncias feitas pelo Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Piauí (Sinpolpi), que tratam sobre as condições de trabalho em que os policiais civis da capital e do interior do Estado se submetem todos os dias. O processo prevê regularizações essenciais aos trabalhadores da Polícia Civil.  

Entenda o caso
Há um tempo o Sinpolpi solicitou à vigilância sanitária a realização de inspeções em várias delegacias do Estado, com isso, fez uma representação que, por sua vez, abriu um procedimento de investigação. O órgão também recebeu, por parte do Sindicato dos Delegados do Piauí, a denúncia com relação a carga horária dos delegados e do plantão de sobreaviso que possam realizar.

Segundo o presidente do Sinpolpi, Constantino Júnior, o Sinpolpi realizou uma denúncia coletiva, ou seja, sobre o ambiente de trabalho em geral, pois entendem que numa delegacia se trabalha o agente, escrivão, perito e delegado. O fundamento dessas denúncias são justamente as questões da insalubridade, das péssimas condições de trabalho que o Estado oferece aos policiais civis, além da precária estrutura de segurança nas delegacias. Em razão disso, foi aberto um procedimento de investigação, através do procurador  Edinaldo Rodrigo Brito da Silva, que ajuizou ação civil pública fundamentado, principalmente, na denúncia do Sinpolpi.

A sentença
A sentença em relação a denúncia do Sinpolpi foi julgada parcialmente procedente pela justiça, determinando ao Estado do Piauí que faça as adequações em todas as unidades policiais do Estado. Além disso, foi aplicada ainda uma multa de dano moral coletivo contra o Estado no valor de R$ 100 mil.

“Na avaliação do Sinpolpi essa decisão judicial foi altamente positiva, gostaríamos de agradecer a parceria da procuradoria do trabalho, que sempre tem uma grande atenção com o sindicato, principalmente nas denúncias, ajuizando essa ação judicial de suma importância não somente para os policiais civis, mas para a sociedade. Esperamos que o Estado do Piauí possa cumprir as decisões sob as penalidades legais impostas na decisão. Agora, nós temos uma decisão judicial que impõe ao estado do Piauí fornecer condições dignas de trabalho aos seus profissionais da área de segurança pública”, finalizou o presidente.

Fonte: Com informações da assessoria




 







A notícia em Primeiro Lugar

Uma publicação do
Instituto Nonato Santos e
VND - Comunicação
Rua Tiradentes, 1358
(86) 3222-5832

 



Fale Conosco

O nosso propósito é levar a informação a todos os recantos do Piauí, do país e do mundo, com imparcialidade e respeito.

COMO ANUNCIAR

Para anunciar no Jornal da Cidade, basta ligar para:

(86) 99942-2747 - (86) 3222-5832 - (86) 99520-1308, ou pelos E-mais:
vilsonsanttos@bol.com.br
nilson_1@hotmail.com