Últimas
  Deputado mete o cacete "nas Frouxas Armadas" // A giripoca vai piar com a briga Musk/STF // Empresário encontrado morto dentro do seu carro // Churrascarias de Teresina estão falindo sem público // Prefeito impede obras do governo do Estado e deixa população revoltada //
 

www.jornaldacidadepi.com.br
 
Nível de água da Barragem do Bezerro reduz em 60cm e não há mais risco

Barragem do Bezerro( Foto: Divulgação)

O Governo do Piauí informou que não há mais riscos de rompimento do paredão na Barragem do Bezerro. Depois de vistoria técnica realizada nesta quanta-feira(11), foi verificado que a infiltração identificada na parede do reservatório cessou e diminuiu a pressão sobre a estrutura.

Para o trabalho de restauração permanente da infiltração da parede da represa, o Idepi conta com a consultoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na área de mecânica especializada para este tipo de estrutura. Um laudo técnico deverá ser concluído nesta quinta-feira (11).

Mesmo com a situação controlada, a previsão para os próximos dias é de volume considerável de chuvas para a região norte do Piauí, o que deixa as autoridades em alerta para a permanência dos cuidados de evacuação.

 “A barragem continua sobre monitoramento por mais algum período. As pessoas devem continuar seguindo às orientações da Defesa Civil e dos Bombeiros”, alerta Magela.

Cerca de 15 mil pessoas que residem em áreas de risco de inundação estão sendo assistidas por órgãos estaduais e municipais. O alerta segue para os municípios de José de Freitas, Lagoa Alegre, Cabeceiras, Esperantina, Batalha, Barras, Joca Marques, Madeiro, Luzilândia, Campo Maior e Pimenteiras. O Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional, também auxilia nas ações de assistência às cidades que também passaram a receber apoio de equipes do Exército.

Nível de água reduziu em 60cm nas últimas 48h

O volume de água da Barragem do Bezerro já reduziu em 60 cm depois dos trabalhos de escoamento no local. O diretor do Idepi, Geraldo Magela, informou que essa redução coloca o reservatório em uma situação mais estável.

“Vamos continuar fazendo o monitoramento, agora numa situação bem mais tranquila. Em 48h, as águas desceram 60 centímetros, apontou a última medição. Estamos confiantes com o nosso trabalho”, disse.

 

Técnicos do Idepi analisaram a fissura e infiltração no paredão da barragem, depois realizaram a abertura de um canal para acelerar o escoamento controlado das águas. “A água que estava saindo no ponto de infiltração da parede da barragem também já diminuiu consideravelmente, o que significa que nosso trabalho surtiu efeito e estamos tendo êxito”, garantiu Magela.

Segundo dados da operação de busca e salvamento, Cerca de 453 pessoas já foram retiradas de locais considerados de risco em José de Freitas. Na cidade de Batalha, outras 108 pessoas.

O diretor da Defesa Civil, Vitorino Tavares, ressaltou que o alerta de alagamento vai continuar para algumas cidades do Piauí. “Continuaremos com o alerta para algumas regiões, mas é importante esclarecer que nem todas estão diretamente relacionadas ao volume de água do Bezerro, e sim pelo volume de chuvas que vem aumentando nos últimos dias”, disse.

O governador Wellington Dias, esteve no local, na manhã desta quarta-feira (11), para acompanhar de perto o trabalho do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), Defesa Civil, Secretaria de Meio Ambiente (Semar), Secretaria de Assistência Social (Sasc), Polícia Militar, Exército e Corpo de Bombeiros. A prefeitura de José de Freitas também está atuando com reforço no local.

Risco de rompimento

A Barragem do Bezerro, situada no município de José de Freitas, apresentou possibilidade de rompimento na manhã do último domingo (08). Um pescador passou pelo local logo cedo e verificou que havia um vazamento no paredão da barragem.

Foto: Saraiva Repórter.com Foto: Saraiva Repórter.com

O Diretor do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), Geraldo Magela, informou na última segunda-feira (09) que o vazamento na barragem teria sido ocasionado por problemas no sistema de filtragem que há no local.“Ressaltamos que o problema foi no filtro da barragem. Como sangrou e encheu repentinamente, a pressão da água foi forte e ocasionou o vazamento”, destacou. 

O Governo do Piauí determinou a ida de 150 policiais militares para atuarem na interdição da área que compreende a Barragem do Bezerro, em José de Freitas, bem como ajudarem na remoção das famílias que estão em locais de risco.




 







A notícia em Primeiro Lugar

Uma publicação do
Instituto Nonato Santos e
VND - Comunicação
Rua Tiradentes, 1358
(86) 3222-5832

 



Fale Conosco

O nosso propósito é levar a informação a todos os recantos do Piauí, do país e do mundo, com imparcialidade e respeito.

COMO ANUNCIAR

Para anunciar no Jornal da Cidade, basta ligar para:

(86) 99942-2747 - (86) 3222-5832 - (86) 99520-1308, ou pelos E-mais:
vilsonsanttos@bol.com.br
nilson_1@hotmail.com