Últimas
  Piauí não tem cartórios suficientes para atender população rural // ANS pode cancelar planos de saúde, Unimed e Hapvida // Bolsonaro diz que adversários querem matá-lo // Endividamento do Piauí avança por caminho perigoso // Presidente do Novo chama Pacheco de covarde //
 

www.jornaldacidadepi.com.br
 
Piauí recebe trem reformado para substituir as sucatas

Este é o famoso "trem bala" dos piauienses: um luxo!

O governador Wellington Dias (PT) esteve nesta segunda-feira (14/05) no pátio de manobras da Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP), na zona Sudeste de Teresina, para conhecer a primeira das três composições de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que a partir de junho estará à disposição da população. Os responsáveis pelo feito fizeram uma festa diante do presente.

O trem adquirido do governo do Ceará é uma sucata que estava em desuso e foi reformada para compor o sistema de transporte coletivo de Teresina, que está muito pior. Com condições de transportar até 600 passageiros, a composição é equipada com ar-condicionado, piloto automático, sistema de segurança nas portas, câmeras de monitoramento, sensor para forçar parada em caso de obstáculos na linha, e ainda sistema de telemetria, que mapeia as linhas e identificar qualquer anormalidade no trajeto que demande correção.

O VLT também tem capacidade de desenvolver velocidade maior que as atuais composições que rodam na capital. A viagem que antes demorava em média 40 minutos, da estação do Renascença até o centro da cidade, poderá ter este tempo reduzido pela metade, com percurso demorando pouco mais que 20 minutos.

Dias destaca o VLT como parte de um projeto de mobilidade pensado para a capital, que inclui além do novo sistema de integração executado pela prefeitura de Teresina, e também a inauguração de nova avenidas e reestruturação de pontes, pensando em oferecer maior conforto a quem enfrenta o trânsito diariamente. “Representa uma nova etapa”, pontua.

E lembrou de Alberto Silva, que tanto defendeu o transporte sobre trilhos como alternativa para a mobilidade urbana. “Quando estava subindo no veículo, estava me lembrando de uma pessoa, de Alberto Silva, ainda no meu primeiro mandato, ele dizia: ‘meu filho, cuida do metrô. Uma luta, sabe Deus até a que custo ele trabalhou para que a cidade tivesse o uso de uma linha de ferroviária. Até pouco tempo com trens improvisados, mas que fez Teresina ter esse modelo de transporte, isso nos abriu portas para apresentar o projeto”, disse o governador em entrevista.


Trem reformado de Fortaleza é melhor que as sucatas do Piauí

O secretário de Transporte, Guilhermano Pires, disse que
ainda este ano será realizado o projeto básico executivo para melhoria dos trilhos e, junto ao ministério dos Transportes, o Piauí tenta obter novos recursos para duplicação das linhas, construção de uma nova ponte ferroviária e a reforma das estações. Diz que as composições que irão atender a capital são do mesmo nível das que rodam em cidades como Fortaleza (CE) e Recife (PE).

“É o mesmo que está no Rio, só que no Rio é elétrico, o nosso é a diesel porque a linha não tem alimentação elétrica”, explica Guilhermano. Segundo ele, até o mês de julho, as demais composições chegam à capital, e para o dia 4 de junho está programada a viagem inaugural do VLT já entregue.

O senador Ciro Nogueira, - que está sendo investigado pela Lava jato -  disse que esse tem sido um grande papel seu nestes 8 anos, trazer recursos para investimentos em mobilidade no estado do Piauí. “Trabalhando essa questão da renovação da frota, duplicação das linhas, investimento, é um outro metrô, com mais praticidade, velocidade, e fico muito feliz de hoje está se iniciando, chegar a primeira locomotiva, de muitas que irão ajudar em muito o transporte urbano de qualidade da nossa capital”, disse.

 




 







A notícia em Primeiro Lugar

Uma publicação do
Instituto Nonato Santos e
VND - Comunicação
Rua Tiradentes, 1358
(86) 3222-5832

 



Fale Conosco

O nosso propósito é levar a informação a todos os recantos do Piauí, do país e do mundo, com imparcialidade e respeito.

COMO ANUNCIAR

Para anunciar no Jornal da Cidade, basta ligar para:

(86) 99942-2747 - (86) 3222-5832 - (86) 99520-1308, ou pelos E-mais:
vilsonsanttos@bol.com.br
nilson_1@hotmail.com