Últimas
  Prefeito Firmino chama deputado Franzé Silva de ignorante político // Ciro quer a prefeitura e o governo do estado // O bandido desacata a população e a Justiça brasileira // Bolsonaro: Lula continua com os crimes nas costas // STF solta Lula e justifica apadrinhamento político //
 


www.jornaldacidadepi.com.br

 
 
 
Esse herói desvalorizado e abandonado pelo poder

Justa homenagem ao Dia do Professor

Hoje, 15 de outubro, dia do professor. Dia daquele que dedica toda sua vida, seu tempo e se lança nos desafios de ensinar e contribuir para o engrandecimento do país, do seu povo, muitas vezes sem nada em troca, pois é esquecido, abandonado e desvalorizado.

Esses guerreiros e guerreiras do saber que não teem o devido reconhecimento por partes das autoridades e, às vezes, até mesmo pelos que deles dependem para aprender. São hostilizados dentro e fora das salas de aula com ofensas, ataques covardes e mortos em defesa da causa.

São esses guerreiros e guerreiras que contracenam com o descaso, os baixos salários e o aviltamento da educação através da corrupção e roubalheira desenfreada por parte dos gestores em toda sua extensão. No Piauí, por exemplo, assistem torpedeados as falcatruas do roubo da merenda escolar, o desvio do dinheiro do transporte, material didático e a “rachadinha” com parceiros laranja para poder meter a mão no dinheiro destinado à Educação.

Um dos grandes problemas com relação ao exercício do professorado é a desvalorização da profissão. Embora seja uma das competências mais admiradas pela sociedade, os profissionais da área sofrem, em alguns casos, com baixos salários, precárias condições de trabalho e com o trabalho excessivo.

Assista a homenagem dos alunos à professora

Além disso, destacam-se outros fatores, como a indisciplina dos alunos e a superlotação das salas. Essa realidade reflete-se no baixo interesse dos estudantes em se tornarem professores, pois a minoria dos que prestam vestibular e Enem deseja ingressar em carreiras relacionadas com licenciatura ou pedagogia.

Soma-se a esses fatores o peso que, muitas vezes, o professor carrega em educar os estudantes, haja vista que, não raro, as famílias transferem essa responsabilidade para a escola. Segundo o professor e filósofo Mario Sérgio Cortella, há uma diferença nem sempre muito nítida entre “educar” e “escolarizar”, sendo a primeira uma responsabilidade dos pais e da família e a segunda a função do professor e da escola.

Apesar de todas as dificuldades e percalços, a carreira de professor é bastante importante e oferece uma grande oportunidade para que as pessoas não só acumulem saberes, mas também oportunizem a outras pessoas o desenvolvimento das diferentes formas de conhecimento.

Vale lembrar que a função do professor não é transmitir informações, mas fazer com que o aluno consiga assimilar melhor as características e processos inerentes ao mundo em que vive. Aos professores, tudo no dia dedicado a eles. Às autoridades, nada!




 







A notícia em Primeiro Lugar

Uma publicação do
Instituto Nonato Santos e
VND - Comunicação
Rua Tiradentes, 1358
(86) 3222-5832

 



Fale Conosco

O nosso propósito é levar a informação a todos os recantos do Piauí, do país e do mundo, com imparcialidade e respeito.

COMO ANUNCIAR

Para anunciar no Jornal da Cidade, basta ligar para:

(86) 99942-2747 - (86) 3222-5832 - (86) 99520-1308, ou pelos E-mais:
vilsonsanttos@bol.com.br
nilson_1@hotmail.com