Últimas
  A giripoca vai piar com a briga Musk/STF // Empresário encontrado morto dentro do seu carro // Churrascarias de Teresina estão falindo sem público // Prefeito impede obras do governo do Estado e revolta população // Programa milionário de Cissa Guimarães fracassa //
 

www.jornaldacidadepi.com.br
 
Hospitais sucateados matam mais que a Covid-19 no Piauí

A correria para novos leitos durou pouco

Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato — Foto: Divulgação/Sesapi
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato — Foto: Divulgação/Sesapi 

Um paciente grave de Covid-19 precisou percorrer 342 km, nesse sábado (27), para conseguir oxigênio e um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele foi transferido do Hospital Regional de Bom Jesus para o Hospital Regional Senador José Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato, ambos no Sul do Piauí.

"Saiu um paciente para São Raimundo Nonato, quase 400 km, porque nós não temos um oxigênio no Hospital Regional de Bom Jesus, algo simples. Nós não temos uma UTI no território Chapada da Mangabeira", declarou o prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas.

Segundo o prefeito, o foco do município tem sido a atenção básica. A prefeitura criou um Centro Covid para tratamento precoce dos pacientes, porém o Hospital Regional de Bom Jesus atende apenas casos de leve e média complexidade da doença por falta de falta de estrutura.

Em casos mais graves, o município de Bom Jesus tem contato com o suporte, na maioria dos casos, do Hospital Tibério Nunes, em Floriano, a 400 km de distância. A cidade já registrou 247 casos de coronavírus, mas nenhum óbito.

Leitos de UTIs estão sendo instalados no prédio da Policlínica em Bom Jesus, Sul do Piauí — Foto: Divulgação/Sesapi

Leitos de UTIs estão sendo instalados no prédio da Policlínica em Bom Jesus, Sul do Piauí — Foto: Divulgação/Sesapi

O diretor do Hospital Regional de Bom Jesus, Helder Menezes, contou que o prédio da Policlínica estar sendo preparado para funcionar 10 leitos de UTIs, mas que aguarda o restante dos equipamentos. A previsão é que demore mais 15 dias para o local ficar pronto.

Sobre a falta do oxigênio no hospital, o diretor informou que o problema foi do fornecedor, que não entregou o material a tempo. Segundo ele, o problema foi solucionado.

Decretos no Piauí de isolamento social

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.

Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.

O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Prevenção, contágio e sintomas

Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar). Um guia ilustrado preparado pelo G1 ajuda a tirar dúvidas.




 







A notícia em Primeiro Lugar

Uma publicação do
Instituto Nonato Santos e
VND - Comunicação
Rua Tiradentes, 1358
(86) 3222-5832

 



Fale Conosco

O nosso propósito é levar a informação a todos os recantos do Piauí, do país e do mundo, com imparcialidade e respeito.

COMO ANUNCIAR

Para anunciar no Jornal da Cidade, basta ligar para:

(86) 99942-2747 - (86) 3222-5832 - (86) 99520-1308, ou pelos E-mais:
vilsonsanttos@bol.com.br
nilson_1@hotmail.com