Últimas
  Deputado mete o cacete "nas Frouxas Armadas" // A giripoca vai piar com a briga Musk/STF // Empresário encontrado morto dentro do seu carro // Churrascarias de Teresina estão falindo sem público // Prefeito impede obras do governo do Estado e deixa população revoltada //
 

www.jornaldacidadepi.com.br
 
O Papa em Teresina: "O povo ainda passa fome"

Papa é recebido com flores

A exatamente 40 anos, o Papa João Paulo II- que se tornou santo em 2014- visitou Teresina, uma das cidades escolhidas durante peregrinação pelo Brasil em 1980.

A data foi relembrada no programa Notícia da Manhã que, inclusive, conseguiu localizar a criança que entregou flores ao religioso em sua vinda à Capital do Piauí. A vinda do Papa ao Piauí foi, com certeza, o momento mais marcante dos últimos quarenta anos no Estado. De lá para cá, somente politicagem e roubos.

Relembre a visita de João de Deus, 40 anos depois

A criança hoje é uma mulher e trabalha como técnica em Enfermagem. Maria Joelma Oliveira tinha oito anos de idade na época. 

"Ele me deu um terço que tenho até hoje de lembrança. Me sinto feliz ainda mais por ele ter se tornado um santo. Ele tinha cheirinho de talco", relembra a técnica em Enfermagem.


João Paulo II desembarca em Teresina

Em Teresina, a visita do Papa foi transmitida ao vivo pela Rádio Pioneira em parceria com várias emissoras de rádio no Brasil. O trabalho foi coordenado por Dídimo de Castro, radialista da TV Cidade Verde.

"Certo momento, ele disse o seguinte: querido Piauí e piauienses. Uma palavra de esperança, no sentido de que não se deixem abater ou destruir pelas condições atuais, mas conservem sempre acesa a esperança de um amanhã melhor", relembra Castro. 


No meio da multidão, faixa denuncia que povo passa fome

"Uma enorme faixa no saguão do aeroporto dizia: santo padre, o povo passa fome. Na hora da sua reflexão, ele rezou assim: Pai Nosso, o povo passa fome. Essa foi uma das citações que mereceu destaque", conta Joel Silva. 

Papa ganhou chapéu de couro em Teresina

João Paulo II- o Papa mais popular de todos os tempos- desembarcou em Teresina por volta das 10h, do dia 08 de julho de 1980, no aeroporto que se chamava à época, Santos Dumont.

Ele foi recepcionado pelo governador Lucídio Portella e levado em um carro até a uma multidão que o aguardava ao lado do aeroporto. O veículo era um Ford Galaxie Landau, fabricado em 1980, que continua muito bem conservado e pertence à família Claudino.  

A vinda do religioso ao Piauí foi articulada pelo então senador piauiense Petrônio Portella, pelo governador Lucídio Portela e pelo embaixador do Brasil no Vaticano, o piauiense Expedito Resende.

Em Teresina, João Paulo II distribuiu esperança, renovou a fé e ganhou muitos presentes como um chapéu de couro que não coube em sua cabeça. Um dia antes de vir para o Piauí, ele esteve na Bahia onde encontrou Irmã Dulce, que foi beatificada em 2019.

No Brasil, João Paulo II passou 12 dias e percorreu 14 cidades. Ao desembarcar no país, ele foi recebido pelo então presidente João Baptista de Oliveira Figueiredo e foi seguido por 12  milhões de fiéis que o acompanharam por praças, estádios de futebol e ruas. Mais de 50 milhões de brasileiros assistiram a cobertura pela TV. 

O papado de João Paulo II durou  26 anos e cinco meses. 

Reporetagem da TV Cidade Verde




 







A notícia em Primeiro Lugar

Uma publicação do
Instituto Nonato Santos e
VND - Comunicação
Rua Tiradentes, 1358
(86) 3222-5832

 



Fale Conosco

O nosso propósito é levar a informação a todos os recantos do Piauí, do país e do mundo, com imparcialidade e respeito.

COMO ANUNCIAR

Para anunciar no Jornal da Cidade, basta ligar para:

(86) 99942-2747 - (86) 3222-5832 - (86) 99520-1308, ou pelos E-mais:
vilsonsanttos@bol.com.br
nilson_1@hotmail.com