Últimas
  Endividamento do Piauí avança por um caminho muitíssimo perigoso // Presidente do Novo chama Pacheco de covarde // Deputado mete o cacete "nas Frouxas Armadas" // A giripoca vai piar com a briga Musk/STF // Empresário encontrado morto dentro do seu carro //
 

www.jornaldacidadepi.com.br
 
O constrangimento da corrupção

Uma das desgraças mais infames que a corrupção causa a todos nós, brasileiros, é o constrangimento de vermos o que determinados seres, desajustados profissionalmente, que ocupam postos de destaque na sociedade,  causam ao país, por tomarem atitudes inacreditáveis como essa última, que estamos a assistir,  em que um senador da República foi apanhado transportando valores financeiros nas peças íntimas do seu corpo, com uma desfaçatez de dimensões astronômicas. São pessoas com poder e autoridade com acesso às contas do Estado.

Face às vergonhas apresentadas na televisão, vem a pergunta: Os nossos sistemas de controle governamentais são tão frágeis assim que não percebem esse descalabro da gestão pública em qualquer nível na esfera social nacional?

Quem não conhece os mecanismos de funcionamento da engrenagem de ação das organizações públicas brasileiras pensa que aqui tudo funciona da forma mais amadorista possível. Não é assim não! Se não vejamos: Qualquer empreendimento público, para ser edificado, precisa de licenças que acontecem pela seguinte ordem: licenças: federal, estadual, municipal, ambiental, planejamento e orçamentária! Assim que essas são liberadas, vem a autorização para que sejam feitas as licitações para ver quem pode realizar o projeto de forma mais compatível com as necessidades da  onde o mesmo será implantado! Escolhida a empresa é chegado o momento da realização dos contratos que são realizados entre as partes edificantes do combinado por meio de uma avença legal entre ambos os envolvidos!

No caso do empreendimento ser  uma obra, o Departamento dos Controles Internos, vai seguindo o andamento das ações segundo o  caderno de especificações técnicas, apresentado   pela empresa vencedora no certame! Cada etapa dessas é levada a um ordenador de despesas que autoriza o pagamento por meio da rede bancária.

Terminada a obra, empreendimento é chegado o momento das prestações de contas de tudo o que foi proposto ser feito e se foi realizado dentro do que havia sido projetado. Nesse momento entra em ação o Departamento de Controles Externos, Contabilidade e  Auditoria! 

Feita essa rápida amostra de como deve se comportar a edificação de um empreendimento, na função pública, nos perguntamos como, com tantas pessoas diferentes atuando no processo é possível haver tantas distorções de governança na execução de um  projeto?

artigosbsb@gmail.com – 19/10/2020. 




 







A notícia em Primeiro Lugar

Uma publicação do
Instituto Nonato Santos e
VND - Comunicação
Rua Tiradentes, 1358
(86) 3222-5832

 



Fale Conosco

O nosso propósito é levar a informação a todos os recantos do Piauí, do país e do mundo, com imparcialidade e respeito.

COMO ANUNCIAR

Para anunciar no Jornal da Cidade, basta ligar para:

(86) 99942-2747 - (86) 3222-5832 - (86) 99520-1308, ou pelos E-mais:
vilsonsanttos@bol.com.br
nilson_1@hotmail.com