Últimas
  Presidente do Novo chama Pacheco de covarde // Deputado mete o cacete "nas Frouxas Armadas" // A giripoca vai piar com a briga Musk/STF // Empresário encontrado morto dentro do seu carro // Churrascarias de Teresina estão falindo sem público //
 

www.jornaldacidadepi.com.br
 
Após carnaval, leitos em hospitais do Piauí podem zerar



A conta por pular o Carnaval na pandemia, sem respeitar os protocolos sanitários, chega mais cedo ou mais tarde. O impacto das festas realizadas em sítios e em casas nas comemorações carnavalescas pode agravar mais ainda a ocupação de leitos de UTIs no estado. 

Um aumento de casos da Covid-19 é a grande preocupação dos representantes do COE (Comitê de Operações Emergenciais de combate a Covid-19) que se reuniram para avaliar a situação da pandemia.

A constatação é que o momento é de alerta total, sinal vermelho. A ocupação dos leitos de UTIs já começa a aumentar, oscilando em 70% a 90%.

Boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), mais recente, revela que três hospitais de Teresina estão com 100% da ocupação de leitos, o Hospital São Marcos, o HU (Hospital Universitário) e Hospital Infantil Lucídio Portela.

Os próximos 20 dias, a Secretaria Estadual de Saúde vai monitorar mais intensamente para evitar um colapso no sistema. O controle é  para saber a necessidade de ampliação de leitos.

Hoje à tarde, a partir das 15h,  tem reunião dos governadores com o ministro Eduardo Pazuello sobre a compra de novas vacinas, já que as doses estão esgotadas, e um dos temas previsto é o auxílio financeiro aos leitos de UTIs Covid. Estados temem perder todos os leitos de UTI para Covid pagos pela Saúde a partir de março.

O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, reforça o pedido de evitar aglomerações, de respeito ao distanciamento, a lavar as mãos e uso de máscaras.

Segundo o secretário, todas as medidas estão sendo adotadas para evitar a falta de leitos e ampliar a vacinação no estado.

O médico Vinicius Pontes, diretor do Hospital Infantil e membro do COE, informou que o receio é saber nos próximos 20 dias como será o cenário da doença no Piauí, após o impacto das aglomerações no Carnaval. 

No Hospital Infantil, Vinicius Pontes disse que realizou um plano de contingência para evitar esgotamento dos serviços no hospital Lucídio Portela, que é referência no tratamento de crianças e adolescentes. 

“São medidas para não sermos pegos de surpresa. Existem as novas sepas e relatos nos hospitais são de situação mais graves, com adoecimento mais rápido e o monitoramento é para saber a capacidade de ampliação dos leitos”, informou o diretor do Hospital Infantil.




 







A notícia em Primeiro Lugar

Uma publicação do
Instituto Nonato Santos e
VND - Comunicação
Rua Tiradentes, 1358
(86) 3222-5832

 



Fale Conosco

O nosso propósito é levar a informação a todos os recantos do Piauí, do país e do mundo, com imparcialidade e respeito.

COMO ANUNCIAR

Para anunciar no Jornal da Cidade, basta ligar para:

(86) 99942-2747 - (86) 3222-5832 - (86) 99520-1308, ou pelos E-mais:
vilsonsanttos@bol.com.br
nilson_1@hotmail.com