Últimas
  Delegado Samuel Silveira quer investigação de áudios criminosos // Desenvolvimento e crescimento em tempos de pandemia // Constituição // Motoristas do Transporte Eficiente cruzam os braços // O adeus ao ex-prefeito Firmino Filho em Teresina //
 


www.jornaldacidadepi.com.br

 
 
Lockdown total dá férias à Teresina durante 10 dias

Comércio fechado e povo trancado em casa

Inicia nesta sexta-feira (26) o lockdown decretado pelo governador Wellington Dias (PT) em todo o Piauí, para diminuir a circulação de pessoas e evitar a disseminação da covid-19.  O decreto que estabelece lockdown vale até domingo (28), no entanto, o governador já anunciou que vai publicar novo decreto nesta sexta (26), estendendo as medidas até o dia 04 de abril.

De acordo com o decreto estadual, ficarão suspensas todas as atividades socioeconômicas, com exceção dos serviços considerados essenciais, dentre eles, supermercados, farmácias e postos de combustíveis.

Segundo a determinação do governo, mercados, supermercados e hipermercados só poderão funcionar até as 20h durante todos os dias de lockdown. Tais estabelecimentos só poderão comercializar gêneros alimentícios e similares, produtos de higiene, de limpeza e aqueles produtos considerados essenciais para a sobrevivência humana, ficando proibida a comercialização de eletrodomésticos, eletrônicos, artigos de vestuário, entre outros produtos considerados não essenciais.

Postos de combustíveis

A nova determinação do Governo do Estado autoriza o pleno funcionamento dos estabelecimentos, independentemente da localização.

Atividades religiosas

Templos, igrejas, centros espíritas e terreiros poderão funcionar com as seguintes restrições: na sexta (26) e no sábado (27) poderão ficar abertos, mas serão vedadas atividades presenciais; no domingo (28), o funcionamento das atividades religiosas presenciais deverá ser com público limitado a 30% da sua capacidade, não podendo a celebração ultrapassar duas horas de duração; e as religiões que guardarem o sábado poderão escolher o dia 27 para o funcionamento das atividades religiosas presenciais, respeitadas a limitação de 30% da capacidade.

Toque de recolher

Durante todos esses dias haverá toque de recolher de 21h às 5h. Nesse período, ficará proibida no horário determinado a circulação de pessoas em espaços e vias públicas, ou em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas, com exceção de deslocamentos de extrema necessidade.

Saiba quais serviços essenciais poderão funcionar no Piauí durante o lockdown:

- Mercearias, mercadinhos, mercados, supermercados, hipermercados, padarias e produtos alimentícios;

- Farmácias, drogarias, produtos sanitários e de limpeza;

- Oficinas mecânicas e borracharias;

- Lojas de conveniência e lojas de produtos alimentícios situadas em rodovias estaduais e federais, exclusivamente para atendimento de pessoas em trânsito (viajantes);

- Postos revendedores de combustíveis e distribuidoras de gás;

- Hotéis, com atendimento exclusivo dos hóspedes;

- Distribuidoras e transportadoras;

- Serviços de segurança pública e vigilância;

- Serviços de alimentação preparada e bebidas exclusivamente para sistema de delivery ou drive-thru;

- Serviços de telecomunicação, processamento de dados, call center e imprensa;

- Serviços de saúde, respeitadas as normas expedidas pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí;

- Serviços de saneamento básico, transporte de passageiros, energia elétrica e funerários;

 

- Agricultura, pecuária, extrativismo e indústria;

 

- Bancos e lotéricas.

 

 




 







A notícia em Primeiro Lugar

Uma publicação do
Instituto Nonato Santos e
VND - Comunicação
Rua Tiradentes, 1358
(86) 3222-5832

 



Fale Conosco

O nosso propósito é levar a informação a todos os recantos do Piauí, do país e do mundo, com imparcialidade e respeito.

COMO ANUNCIAR

Para anunciar no Jornal da Cidade, basta ligar para:

(86) 9936-5070 ou pelos E-mail:
vilsonsanttos@bol.com.br