Últimas
  Piauí não tem cartórios suficientes para atender população rural // ANS pode cancelar planos de saúde, Unimed e Hapvida // Bolsonaro diz que adversários querem matá-lo // Endividamento do Piauí avança por caminho perigoso // Presidente do Novo chama Pacheco de covarde //
 

www.jornaldacidadepi.com.br
 
Terceirizados da UFPI estão com os salários atrasados

Servidores terceirizados da UFPI não recebem salários há 4 meses

Funcionários da empresa Lima Verde & Silva Serviços denunciaram na manhã desta sexta-feira (07), que seus salários estão atrasados há vários meses. A empresa presta serviços à Universidade Federal do Piauí (UFPI).

De acordo com o relato dos funcionários, os salários, vale-alimentação e vale-transporte não são pagos desde janeiro. O atraso desses pagamentos têm posto cerca de 50 famílias em situação de endividamento.

"Já são quatro meses que nós funcionários estamos trabalhando sem receber nada. Não recebemos nem salário, nem ticket e muito menos os vales. A empresa não diz nada, não se manifesta. Não sabemos mais o que fazer", relatou um trabalhador.

O que diz a empresa Lima Verde & Silva

O GP1 entrou em contato com a Lima Verde & Silva. Segundo o empresário Darlan Fernandes, um dos sócios da empresa, os atrasos correspodem a dois meses e ainda não foram pagos por conta do atraso do repasse da UFPI.

“Em dezembro eles erraram uma nota e não foi paga por conta de um erro do sistema deles. Esse pagamento, nós viemos receber em março. Nossos funcionários estão sem receber dois meses, fevereiro e março. Tivemos uma reunião com o reitor e não adiantou nada”, relatou.

O que diz a UFPI

O GP1 entrou em contato com a Universidade Federal do Piauí na tarde desta sexta-feira (07). Segundo o diretor administrativo da Pro Reitoria de Administração (PRAD), Alberto Dias, a empresa Lima Verde & Silva não apresentou os documentos solicitados pela universidade e por isso não foi feito o repasse. "A empresa não pode vincular o pagamento de salário ao recebimento de repasses da universidade. A empresa tem que ter o caixa necessário para viabilizar o pagamento de seus funcionários. Houve um atraso da universidade no processo de pagamento, mas por responsabilidade da empresa. Para que a gente proceda com o pagamento das empresas, o fiscal do contrato deve reunir vários documentos. A partir desses documentos é aberto um processo administrativo na universidade para que se proceda o com o pagamento à empresa. A empresa não entregou todas as documentações e nós ficamos impedidos de proceder com o pagamento. É importante frisar que o fiscal do contrato entrou em contato várias vezes com a empresa para que fossem recolhidos esses documentos, mas os documentos não foram entregues a universidade", relatou.

Ainda segundo Alberto Dias, a UFPI vai realizar o pagamento diretamente para os funcionários terceirizados e vai fazer a rescisão do contrato com a empresa Lima Verde & Silva. "Eles cometeram dois erros. O primeiro é não pagar os funcionários e o segundo é não ter entregado os documentos para que pudéssemos realizar os repasses. Dessa forma, nós abrimos um processo de sanção contra a empresa por conta dos atrasos dos pagamentos dos salários e abrimos o processo de rescisão do contrato. A terceira medida que vamos tomar será proceder com o pagamento direto aos funcionários. Estamos dando viabilidade para esse processo e vai ocorrer o pagamento na conta deles. Queremos resolver essa demanda o mais rápido possível. Somente no dia 27 de abril foi pago o salário de janeiro eles estão sem receber fevereiro, março e abril. Estamos tomando todas as medidas possíveis para minimizar os danos causados aos funcionários", finalizou.




 







A notícia em Primeiro Lugar

Uma publicação do
Instituto Nonato Santos e
VND - Comunicação
Rua Tiradentes, 1358
(86) 3222-5832

 



Fale Conosco

O nosso propósito é levar a informação a todos os recantos do Piauí, do país e do mundo, com imparcialidade e respeito.

COMO ANUNCIAR

Para anunciar no Jornal da Cidade, basta ligar para:

(86) 99942-2747 - (86) 3222-5832 - (86) 99520-1308, ou pelos E-mais:
vilsonsanttos@bol.com.br
nilson_1@hotmail.com