Últimas
  Lula: a maior personificação do mal no Brasil // Águas de Teresina transforma capital em estado de guerra // Bandidos que tentaram matar Moro morrem na cadeia // PF indicia ministro de Lula por corrupção criminosa // Juiz suspende outro contrato da prefeitura com serviço de limpeza //
 

www.jornaldacidadepi.com.br
 
15 milhões de brasileiros vivem sem dente na boca



Wagner Lauria Jr., Flavia Travassos

 O Conselho Federal de Odontologia divulgou um dado preocupante: o país é o que tem a maior quantidade de pessoas desdentadas no mundo. Na última semana, com objetivo de diminuir este dado, o governo federal sancionou uma lei que inclui o programa “Brasil Sorridente” na Lei Orgânica da Saúde, tornando obrigatório o atendimento odontológico pelo SUS.

Pelo menos 15 milhões de pessoas no Brasil não têm nenhum dente, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A maioria das pessoas afetadas são idosos e aposentados com maior incidência de desdentados são da região Norte, Nordeste Centro-Oeste e parte do Sudeste.

São vários fatores: falta de cuidados com a higiene bucal, adiar o tratamento que precisa ser feito e até o uso de alguns medicamentos.

Nove em cada dez pacientes chegam ao dentista com a saúde da boca comprometida por causa da demora em buscar tratamento.

Muitos dizem ter medo de ir ao dentista. Com o  tempo passando, as lesões de cárie se multiplicam, tornando impossível a recuperação dos dentes.

Acesso ao dentista

Os dados de prevenção e tratamento são preocupantes. Segundo o IBGE e o Ibope, no Brasil, 20 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista. Outras 39 milhões de pessoas usam próteses dentárias, sendo que uma em cada cinco delas tem entre 25 e 44 anos.

Atendimento odontológico no SUS

Em 2023, foi sancionada uma lei que obriga municípios, estados e a União a fornecer o tratamento para a saúde bucal da população pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, a fila de espera para os serviços é grande. Pode chegar a três meses em São Paulo, por exemplo. Maranhão e Pará são os estados com o menor número de dentistas para atender a população.

 

 

 




 







A notícia em Primeiro Lugar

Uma publicação do
Instituto Nonato Santos e
VND - Comunicação

Os atigos assinados são de responsabilidade dos seus autores

 


Conheça Teresina


Fale Conosco
O nosso propósito é levar a informação a todos os recantos do Piauí, do país e do mundo, com imparcialidade e respeito.

COMO ANUNCIAR

Para anunciar no Jornal da Cidade, basta ligar para:(86) 99436-5070 ou pelos E-mais:
vilsonsanttos@bol.com.br