Pousos e decolagens estão paralisados em áreas dos Estados Unidos e da Europa. O apagão afetou operações de empresas nos Estados Unidos, Europa e Austrália | Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
As principais companhias aéreas dos Estados Unidos tiveram de interromper voos nesta sexta-feira, 19, depois de relatar um apagão nos sistemas de comunicação. Transportadoras, empresas de mídia, bancos e empresas de telecomunicações ao redor mundo também anunciaram falhas de sistema que paralisaram operações.
A Microsoft teve problemas nos serviços de nuvem, que impactaram diversas companhias aéreas de baixo custo. Uma hora depois do comunicado da big tech, as empresas American Airlines, Delta Airlines, United Airlines e Allegiant Air suspenderam alguns de seus voos.
Não ficou claro, porém, se os problemas enfrentados pelas companhias estavam diretamente ligados à falha da Microsoft. O Aeroporto Internacional de Berlim e a companhia aérea holandesa KLM também interromperam voos devido a um “problema técnico”. A Espanha também relatou um “incidente de computador” em todos os seus aeroportos.
Enquanto isso, na Suíça, o Aeroporto de Zurique, o maior do país, suspendeu pousos. A Ryanair, maior companhia aérea da Europa em número de passageiros, alertou sobre possíveis interrupções que poderiam afetar “todas as companhias aéreas em operação na rede”.
“Estamos enfrentando problemas informáticos de grande escala em toda a nossa rede”, declararam as quatro companhias ferroviárias do grupo Govia Thameslink Railway na rede social X/Twitter.