Últimas
  Piauí não tem cartórios suficientes para atender população rural // ANS pode cancelar planos de saúde, Unimed e Hapvida // Bolsonaro diz que adversários querem matá-lo // Endividamento do Piauí avança por caminho perigoso // Presidente do Novo chama Pacheco de covarde //
 

www.jornaldacidadepi.com.br
 
Disque eleições já recebeu 2.700 ligações de eleitores

Votação biométrica teve falhas no primeiro turno

A votação para o 2º turno das eleições será neste domingo (26) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) já trabalha na manutenção das urnas eletrônicas. A expectativa é de que a votação seja bem mais rápida que no primeiro turno e o resultado também deve sair mais cedo. Para atender o eleitor o TRE disponibilizou um disque eleições que tira dúvidas dos votantes. Desde o seu lançamento, o disque eleições já recebeu 2.700 ligações.

Criado para orientar eleitores e candidatos, 85% das ligações recebidas foram de pessoas querendo informações sobre o voto em trânsito e 5% de candidatos com dúvidas sobre a propaganda eleitoral. Em relação ao voto em trânsito, quem se cadastrou para votar no primeiro turno pode votar no segundo turno, mas quem não se cadastrou não terá outra oportunidade.

“Para quem não se habilitou até o dia 21 de agosto não poderá votar em trânsito. O que se tem a fazer para quem está fora do seu local de votação é ir para qualquer seção eleitoral do local em que se encontra e justificar o seu voto”, disse o coordenador do Disque EleiçõesJosé Siqueira Filho.

No primeiro turno muitos eleitores tiveram problemas na hora de votar e ficaram horas na fila. Ao todo, 35 urnas foram substituídas e com tantos transtornos muitos deixaram de votar, no entanto essas pessoas poderão votar no domingo. O Departamento de Tecnologia da Informação do TRE informou que as causas das falhas foram identificadas e garantiu que não haverá mais atrasos na votação.

“Ao se dirigir para cabine eleitoral, o eleitor não terá os mesmos transtornos que teve no primeiro turno principalmente relacionado as grandes filas e demora. No primeiro turno foram cinco eleições e agora temos apenas uma para presidente, o que torna o processo muito mais rápido. Agora fizemos cartazes para explicar como deve ser o procedimento da identificação por biometria”, explicou o coordenador.

Para identificar a biometria o eleitor precisa limpar o dedo com um lenço umedecido e depois posicionar da forma correta no leitor digital.




 







A notícia em Primeiro Lugar

Uma publicação do
Instituto Nonato Santos e
VND - Comunicação
Rua Tiradentes, 1358
(86) 3222-5832

 



Fale Conosco

O nosso propósito é levar a informação a todos os recantos do Piauí, do país e do mundo, com imparcialidade e respeito.

COMO ANUNCIAR

Para anunciar no Jornal da Cidade, basta ligar para:

(86) 99942-2747 - (86) 3222-5832 - (86) 99520-1308, ou pelos E-mais:
vilsonsanttos@bol.com.br
nilson_1@hotmail.com