Últimas
  Família de prefeita aprovada, em 1º lugar em concurso // Polícia prende filhos de ex-deputados por tráfico // Piauí ganha fama de caloteiro por não pagar suas dívidas // HTI passa 15 dias sem atender pacientes com alegação pífia // Piauí não tem cartórios para atender população rural //
 

www.jornaldacidadepi.com.br
 
Malala doa prêmio em dinheiro a reconstrução de escolas

Malala Yousafzai fala após ser anunciada como vencedora do prêmio Crianças do Mundo, nesta quarta-feira (29), na Suécia (Foto: AP Photo /Anders Wiklund, TT News Agency)

A adolescente paquistanesa Malala Yousafzai, homenageada com o Nobel da Paz de 2014, ganhou nesta quarta-feira (29) o prêmio Crianças do Mundo, na Suécia. Ao receber o prêmio, no valor de US$ 50 mil, a jovem disse que doará o dinheiro para a reconstrução de escolas na Faixa de Gaza.

"Esse dinheiro será integralmente dedicado à reconstrução de escolas em Gaza. Acredito que isso ajudará as crianças a continuarem estudando e a conseguirem um ensino de qualidade", disse a jovem de 17 anos, ao receber o prêmio em Mariefred, ao sul de Estocolmo.

O recente conflito vivido por Gaza e Israel deixou mais de 2 mil palestinos, a maioria civis, e mais de 70 israelenses mortos, quase todos soldados. Israel bombardeou fortemente e invadiu parcialmente a Faixa de Gaza, um pequeno enclave com 1,8 milhão de habitantes, enquanto o Hamas lançava foguetes contra cidades israelenses durante as sete semanas de confrontos.

"Já sabemos até que ponto essas crianças sofreram devido aos conflitos e à guerra de Gaza. Esses meninos precisam de nosso apoio neste momento, pois enfrentam situações difíceis", acrescentou.

Malala disse que entregará o dinheiro para a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Médio (UNRWA, em inglês) para que seja destinado à reconstrução de 65 escolas.

"Todos nós devemos trabalhar para garantir que meninas e meninos palestinos, assim como todas as crianças do mundo, recebam uma educação de qualidade em um lugar seguro, porque sem educação nunca haverá paz", afirmou a adolescente em um comunicado publicado pela UNRWA.

Malala sobreviveu a uma tentativa de assassinato dos talibãs em 2012 por sua militância a favor da educação das meninas em sua região natal do noroeste do Paquistão.

O programa Crianças do Mundo foi criado em 2000 e consiste em uma formação para meninas e meninos sobre seus direitos e democracia. O programa é concluído com a votação envolvendo participantes do mundo inteiro.

Além de Malala, também foram premiados em caráter honroso o americano John Wood, um antigo dirigente da Microsoft que fundou uma ONG para a alfabetização, e a nepalesa Indira Ranamagar, que trabalha com crianças prisioneiras. Ambos dividiram a outra metade do prêmio.




 







A notícia em Primeiro Lugar

Uma publicação do
Instituto Nonato Santos e
VND - Comunicação
Rua Tiradentes, 1358
(86) 3222-5832

 



Fale Conosco

O nosso propósito é levar a informação a todos os recantos do Piauí, do país e do mundo, com imparcialidade e respeito.

COMO ANUNCIAR

Para anunciar no Jornal da Cidade, basta ligar para:

(86) 99942-2747 - (86) 3222-5832 - (86) 99520-1308, ou pelos E-mais:
vilsonsanttos@bol.com.br
nilson_1@hotmail.com