Últimas
  A giripoca vai piar com a briga Musk/STF // Empresário encontrado morto dentro do seu carro // Churrascarias de Teresina estão falindo sem público // Prefeito impede obras do governo do Estado e deixa população revoltada // Programa milionário de Cissa Guimarães fracassa //
 

www.jornaldacidadepi.com.br
 
Zoobotânico de Tersina reabre ao público nesta sexta

Animais de grande porte são os que mais sofrem com o calor e fome

Mesmo caindo aos pedaçõs, o Parque Zoobotânico será reaberto nesta sexta-feira (11) depois de passar por um processo de revitalização para melhorar o atendimento ao público. Foram restauradas todas as estruturas da ilha dos macacos, reformados os banheiros públicos e reabertas as trilhas de caminhadas.

O fornecimento de água, energia e a conexão da internet foram fortalecidos por meio da parceria com a Piauí Conectado. As barraquinhas que vendem água e lanches no interior do Parque foram vistoriadas e funcionarão de acordo com as recomendações da vigilância sanitária. A alimentação e o cuidado com a saúde dos animais mantiveram a rotina sem alteração mesmo durante o período da pandemia.

O Parque retoma suas atividades, contando, agora, com a instalação de uma base fixa da Polícia Militar Ambiental, que fará segurança 24 horas, o que tornará os passeios, as caminhadas, a visitação ao Zoobotânico mais tranquilos, bem como oferecerá maior segurança aos animais e às florestas dessa Unidade de Conservação.

As áreas administrativas, o ambulatório dos animais e os alojamentos de pesquisadores foram totalmente renovados. Alguns serviços, ainda, estão sendo providenciados como a reforma dos recintos e o recapeamento da pista.

O parque mantém os mesmos horários de funcionamento das 8h às 17h30 e com as taxas de R$ 1 para crianças a partir de 7 anos e R$ 2 adulto. Crianças menores de sete anos não pagam. O local estará aberto de 5h às 8h para as caminhadas e corridas, sem cobrança de portaria.


Hipopótamo resiste aos maus tratos e calor

A reabertura do Zoobotânico atenderá a todos os protocolos de segurança de combate e prevenção da Covid-19: checagem rápida de temperatura corporal com termômetro sem toque, uso obrigatório de máscara para visitantes e funcionários e respeito ao distanciamento mínimo.

“Entendemos que, neste momento de pandemia, o Parque Zoobotânico é um local amplo e aberto, permitindo que as pessoas o frequentem com uma maior tranquilidade, mantendo as exigências de segurança. A instalação da Polícia Militar, com o Batalhão da Polícia Ambiental, garante uma segurança dentro e fora da unidade. Assim, tanto quem visita o Parque, como quem trabalha nele, terá como realizar suas atividades com maior segurança e tranquilidade”, destaca a Secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sádia Castro.

A gestora ressalta a relevância do espaço como opção de lazer. “Muitas crianças não retornaram ao ensino presencial e, até mesmo as que retornaram, já estão na proximidade do período de férias, então esses passeios em meio à natureza, a realização de piqueniques e o brincar, tornam-se ainda mais importantes”, ressalta a Secretária Sádia Castro.

A Semar está, ainda, em processo de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o Ibama para apoio operacional no funcionamento do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em área contígua ao Zoobotânico, trabalhando no recebimento e reabilitação de animais silvestres derivados de apreensão, fiscalização ou entrega voluntária. Também está em andamento o instrumento de Acordo de Cooperação Técnica com a Universidade Federal do Piauí para auxílio nos cuidados com os animais do plantel do Parque.




 







A notícia em Primeiro Lugar

Uma publicação do
Instituto Nonato Santos e
VND - Comunicação
Rua Tiradentes, 1358
(86) 3222-5832

 



Fale Conosco

O nosso propósito é levar a informação a todos os recantos do Piauí, do país e do mundo, com imparcialidade e respeito.

COMO ANUNCIAR

Para anunciar no Jornal da Cidade, basta ligar para:

(86) 99942-2747 - (86) 3222-5832 - (86) 99520-1308, ou pelos E-mais:
vilsonsanttos@bol.com.br
nilson_1@hotmail.com