Nas eleições de 2024, o cenário nos dez maiores colégios eleitorais do Piauí deu força da oposição, que venceu em 7 municípios. Enquanto isso, candidato da base de apoio do governador Rafael Fonteles conquistaram 3 cidades. Um aspecto curioso do pleito foi observado em Floriano, Altos e Pedro II, onde, embora os prefeitos eleitos pertençam a partidos da base do governo estadual, eles se posicionam como oposição ao Palácio de Karnak.
Em Teresina, Silvio Mendes (UB) derrotou o candidato petista Fábio Novo. Em Parnaíba, Francisco Emanuel (PP) também consolidou a vitória da oposição, vencendo Dr Hélio do MDB. Do lado da base governista, Pablo Santos (MDB) em Picos e Jôve Oliveira (PT) em Piripiri conquistaram importantes redutos para o grupo de Fonteles.
Em cidades como Floriano, Pedro II e Altos, Antônio Reis (PSD), Betinha Brandão (PP) e Maxwell da Mariínha (MDB), embora filiados a partidos da base de Fonteles, permanecem como figuras oposicionistas em seus respectivos municípios.
A oposição também saiu vitoriosa em União, com Gustavo Medeiros (PP), em Campo Maior, onde Joãozinho Félix (PP) foi eleito. Já a base de Fonteles manteve-se em Barras, com Edilson Capote (PSD).