Nem Lula, nem Bolsonaro: todos perderam nestas eleições
Ainda não foi desta vez, que o eleitor brasileiro se desvencilhou das amarras do voto de cabresto. Quem ganhou ou perdeu, pouco importa nesse jogo de cartas marcadas e muito dinheiro jogado no ralo da promiscuidade.
O PL, de Bolsonaro, comandará 16 municípios com mais de 200 mil eleitores a partir de 2025 O PSD vem na sequência, enquanto PT de Lula ocupa 8ª posição. O PT saiu da eleição municipal com menos prefeitos e menos ideológico. Na maioria das capitais que foram ao segundo turno nas eleições municipais, a disputa excluiu o PT.
O PT elegeu somente um entre os 26 prefeitos de capitais estaduais, em Fortaleza, onde venceu com uma mínima vantagem numérica de 10,387 votos – 0,76% dos votos. O vencedor Evandro Leitão não é um petista raiz, mas um novato que tem no currículo a cartolagem no futebol.
O perdedor, um jovem deputado bolsonarista, André Fernandes (PL), firmou uma liderança difícil de ser demolida. Derrotado em São Paulo onde apoiou Guilherme Boulos (PSOL), o PT amargou no estado em que foi fundado um revés sem igual: elegeu somente quatro dos 645 municípios paulistas.
O partido disputou a eleição em 132 cidades do Estado de São Paulo. Levou três no primeiro turno e uma no segundo.
errota ideológica
O PT ideológico perdeu feio em Porto Alegre, onde impôs como candidata a deputada federal Maria do Rosário – que perdeu para o atual prefeito, Sebastião Martins (MDB), que obteve 406.467 votos (61,53% dos votos válidos) contra 254.128 votos (38,47% dos válidos) dados à petista.
Direita versus direita
Na maioria das capitais que foram ao segundo turno nas eleições municipais, a disputa excluiu o PT e se concentrou no espectro político conservador – mesmo no Nordeste, onde o partido do presidente Lula colhe suas mais expressivas votações. Em João Pessoa, onde venceu Cícero Lucena, do PP, a oponente era o ex-ministro de Bolsonaro, Marcelo Queiroga (PL).
Bolsonaro perdedor
Apesar do notável avanço da direita na eleição municipal deste ano, pessoalmente o ex-presidente Jair Bolsonaro saiu perdendo. Candidatos que ele apoiou diretamente neste segundo turno perderam a eleição, como em Goiânia, onde o vencedor foi Sandro Mabel, apoiado pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil).
Siqueira Campos (Podemos), de Palmas, com R$ 461,3 milhões; Arthur Henrique ((MDB), de Boa Vista, com R$ 318,6 milhões.
A notícia em Primeiro Lugar
Os atigos assinados são de responsabilidade dos seus autores