Após o fiasco de votos na última eleição para prefeito de São Paulo, José Luiz Datena e a Band encerraram uma parceria de mais de 20 anos. A decisão, anunciada nesta quinta-feira (28), foi tomada em comum acordo, e o contrato do apresentador, que se encerraria neste sábado (30), não será renovado.
Datena, que estreou na emissora em 2003, foi um dos principais nomes da Band, comandando programas de destaque como Brasil Urgente. Contudo, sua insatisfação cresceu após a decisão da emissora de afastá-lo do jornalismo por conta de sua candidatura à Prefeitura de São Paulo, pelo PSDB, e de um episódio polêmico envolvendo o candidato Pablo Marçal durante um debate.
Em comunicado no final de outubro, a Band anunciou que Datena não voltaria ao comando do Brasil Urgente e discutia projetos voltados ao entretenimento a partir de 2025. Porém, nas últimas semanas, Datena decidiu que não deseja migrar para esse segmento, reafirmando sua preferência pelo jornalismo.
Há especulações de que o apresentador tenha recebido propostas de outras emissoras, o que ele nega. Apesar disso, a saída da Band já foi oficializada.
Aqui, ele perdeu a eleição e o emprego
A emissora divulgou um comunicado:
"Em comum acordo, Band e o apresentador José Luiz Datena encerram o contrato. Datena comandou com sucesso e grande audiência durante anos o programa Brasil Urgente, assim como participou brilhantemente de coberturas esportivas e programas de entretenimento. A Band reforça o enorme carinho por Datena e os laços de amizade com o profissional, que tem uma trajetória de enorme êxito no Grupo Bandeirantes há mais de 20 anos."