Últimas
  HTI passa 15 dias sem atender pacientes com alegação pífia // Piauí não tem cartórios para atender população rural // ANS pode cancelar planos de saúde, Unimed e Hapvida // Bolsonaro diz que adversários querem matá-lo // Endividamento do Piauí avança por caminho perigoso //
 

www.jornaldacidadepi.com.br
 
MP pode fechar hospital da Unimed por desmandos

Inaugurado h� apenas tr�s meses, os problemas j� incomodam

Após inspeção minuciosa, o Ministério Público do Piauí expediu documento solicitando providências urgentíssimas no hospital da Unimed, no bairro primavera, Norte de Teresina, por não se adequar às normas estruturais e sanitárias que um hospital requer. O hospital foi inaugurado há mais de três anos e já apresenta sérios problemas.

A Notificação Recomendatória nº 15/2019 foi assinada, no dia 3 de outubro, pela promotora de Justiça Maria das Graças do Monte Teixeira. De acordo com a recomendação, o relatório de inspeção produzido pela Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado do Piauí, após fiscalização no Hospital Unimed Primavera, em Teresina, concluiu que referido o estabelecimento não está em conformidade com a legislação vigente necessitando de adequações, ocasião em que determinou a adequação nos prazos estabelecidos no Termo de Obrigações a Cumprir.

As primeiras irregularidades que deverão ser resolvidas são: o cumprimento de diretrizes de identificação do paciente e das embalagens das medicações dispensadas pelas farmácias; manutenção do carro de parada cardiorrespiratória na UTI Pediátrica, providenciar a licença sanitária atualizada, e outros.

Consta ainda que a administração do hospital deve, em 30 dias, preparar um ponto de esgoto para o escoamento dos efluentes da hemodiálise; elaborar, implantar e disponibilizar aos funcionários protocolo de limpeza e desinfecção de equipamentos, materiais e superfícies no setor; realizar o planejamento interdisciplinar para intervenções cirúrgicas, conforme complexidade e grau de risco para o paciente.

Já no prazo de 90 dias, a gestão do Unimed Primavera precisa confeccionar e implantar o Plano de Gerenciamento de Tecnologias em Saúde; adequação das estruturas físicas das salas de desinfecção química, e de recepção de limpeza, conforme as normas estabelecidas na RDC 50/2002 da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

O hospital deve apresentar, dentro de 15 dias, informações sobre as providências que foram/serão adotadas para ajustar suas atividades às boas práticas no segmento da saúde privada, acompanhadas dos documentos comprobatórios, bem com os esclarecimentos que julgar adequados.

Outro lado

Em nota, a assessoria de comunicação da Unimed Teresina informou que o hospital enviou ao MP, bem antes do prazo, todas as evidências solicitadas, além dos planos de ação, com cronograma, para melhorias na estrutura e saneamento do hospital.

Confira a nota na íntegra:

Nota sobre recomendação do HUP. Com relação à notificação do Ministério Público do Piauí ao Hospital Unimed Primavera (HUP), publicada nesta semana, a Unimed Teresina informa que tem o caráter de recomendações e que enviou ao MP, bem antes do prazo, todas evidências solicitadas, além dos planos de ação, com cronograma, para melhorias na estrutura e saneamento do hospital.

O HUP se adiantou em apresentar, ainda, os pré-projetos de obras que têm previsão orçamentária e corroboram com as melhorias indicadas, demonstrando o seu comprometimento com a qualidade e busca por progresso contínuo.

Importante ressaltar que o HUP possui licença de funcionamento e que as recomendações solicitadas pelo MP não impedem os serviços do hospital e não apresentam riscos aos pacientes.

A equipe do HUP se coloca à disposição para qualquer esclarecimento através nos canais oficiais da Cooperativa.

 




 







A notícia em Primeiro Lugar

Uma publicação do
Instituto Nonato Santos e
VND - Comunicação
Rua Tiradentes, 1358
(86) 3222-5832

 



Fale Conosco

O nosso propósito é levar a informação a todos os recantos do Piauí, do país e do mundo, com imparcialidade e respeito.

COMO ANUNCIAR

Para anunciar no Jornal da Cidade, basta ligar para:

(86) 99942-2747 - (86) 3222-5832 - (86) 99520-1308, ou pelos E-mais:
vilsonsanttos@bol.com.br
nilson_1@hotmail.com